A acolhida aos idosos

A acolhida aos idosos

 

Acreditamos que a dignidade humana e o direito à vida independe de idade ou de condição social.

Os idosos são uma parcela, naturalmente, vulnerável do sistema sócio-econômico e, com a pandemia, evidenciou-se a delicadeza dessa faixa etária e o olhar zeloso com o qual devemos olhá-la. Após anos de contribuição para a sociedade, essa geração merece ter uma velhice feliz e segura.

Por isso, buscamos promover atividades de integração social e de participação na vida econômica, política, sócio-cultural, comunitária e familiar.

 

“Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa”:

 

A Ação Social Villaregia, entidade socioassistencial, desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, por meio de ações de socialização, formação e fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários. Realizamos:

Atividades Externas:

  • Exposições culturais, artísticas e literárias;

  • Spa days (estímulo ao cuidado pessoal e à autoestima);

  • Bailes, confraternizações e comemorações festivas;
  • Participação em programas de Tv, como o “Dedo de Prosa”.

Atividades Internas:

  • Oficinas lúdicas, recreativas, de esporte e de trabalho manual.

Em todos os mais três anos de atuação, aproximadamente, mais de 70 idosos se inscreveram para a participação das atividades de acolhida. Além de ações lúdicas e formativas (oficinas de dança, costura e culinária), promovemos visitas e passeios externos a eventos.

Em novembro de 2018, comemoramos, com os idosos e suas famílias, o 1º aniversário do grupo de convivência! Contamos, além disso, com a parceria de algumas ONGs, como o Grupo “Feito Novo”, o Centro de Apoio e Convivência, localizado no bairro Gameleira, em Belo Horizonte, e a ONG ABRACE.

Além disso, realizamos o Programa “Vida Ativa”, que visa ao incentivo de atividades físicas.

 

 

 

Pandemia: 

Devido à pandemia do Covid-19, visando à saúde e ao bem-estar dos nossos idosos – público mais afetado -, as atividades presenciais foram suspensas. No entanto, compreendemos a necessidade da população idosa e carente de fortalecer vínculos diante do isolamento obrigatório. Realizamos encontros via meet e apoio psicológico, com a psicóloga Carolina Franco. Àqueles sem acesso tecnológico, procedemos com ligações individuais, pois acreditamos que: QUEM AMA, ACOLHE!.