Oficinas on-line: os sonhos possíveis na pandemia

Oficinas on-line: os sonhos possíveis na pandemia

O Centro de Acolhida Betânia, obra da Comunidade Missionária de Villaregia, acolhe 220 crianças, dos 06 aos 17 anos. E uma de nossas preocupações sempre foi oferecer alimentação com a adequação nutricional, apoio escolar e pedagógico, cursos de inclusão digital e de informática, além de oficinas culturais, esportivas, literárias e artísticas. Nosso centro entende que a promoção de uma formação humana integral vai para além das crianças e jovens atendidos, alcançando também a seus familiares e ao desenvolvimento de suas potencialidades.

Em início de 2020, período pré-pandêmico, o Centro de Acolhida Betânia ofertou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, oficinas lúdicas e recreativas de formação integral da criança.

No entanto, em 2021, deparamo-nos com a Pandemia e sabíamos que nossas crianças e adolescentes, bem como suas famílias, não poderiam ficar desamparados.

Por isso, desde março de 2021, o Centro de Acolhida Betânia, em busca de manter a acolhida das nossas crianças e adolescentes na pandemia, vem realizando oficinas diárias e on-line de ensino-aprendizagem

O Projeto “Crossing Borders“:

o CAB, por meio do projeto “Crossing Borders”, forneceu tablets às famílias mais vulneráveis e com algum tipo de acesso à internet. Foram doados, também, kits com materiais necessários para a realização das oficinas e kit lanches.

São seis oficinas, que ocorrem diariamente : oficina de Balé, oficina de Artes, oficina de Dança, oficina de Capoeira, oficina de Esportes e oficina de Música/Percussão!

Oficina de Balé: 

Profª. Hadassa

São trabalhados, de forma muito delicada e personalizada, passos de balé clássico para maior fixação pelas participantes. Não focamos, no entanto, apenas na dança, mas também na postura e no universo contextual desse tipo de arte. Desenvolvemos oficinas especiais para os tradicionais coques no cabelo, aprendendo sempre sobre a composição de uma bailarina.

Oficina de Artes:

Profª. Ana Terra

A oficina de arte, buscando devolver o senso de fruição estética das obras artísticas, procede com a contação de histórias, de forma atrativa e a partir de um movimento conjunto de interpretação coletiva. Trabalha a retextualização a partir do reconto e da ilustração, por meio de desenhos, referentes ao enredo da obra.

Oficina de Dança:

Prof. Charles

São propostos desafios e jogos, para que o estudante possa desenvolver suas potencialidades artísticas e se expressar livremente. Há várias práticas interdisciplinares que mesclam artesanato, criatividade e dança: são oficinas criativas, lúdicas e que desenvolvem movimentos artísticos culturais e a própria consciência de corpo.

Oficina de Capoeira:

Prof. Charles

Estudam-se várias modalidades da capoeira, valorizando sua expressão enquanto valorização étnica de nossa própria cultura: ginga, gogorinha e meia lua, que desenvolve e busca fixar os golpes típicos dessa manifestação. A dança se alia à música, à medida que o professor também explica sobre os movimentos de percussão típicos da Capoeira.

Oficina de Esporte: 

Prof. Júlio César

Promovem-se atividades de aquecimento, de lógica, de preparação física e de coordenação motora. O foco se dá pelo viés lúdico e dinâmico e pela proposta de desafios lógicos, para que o aluno possa se exercitar e se superar, tendo-a si mesmo, como maior beneficiário desses movimentos. São exercícios que ajudam na mobilização, no desenvolvimento, do raciocínio, da postura, da coordenação física e motora, do humor e da socialização.

Oficina de Música/Percussão:

Prof. Júlio Ponzo

Apresentamos instrumentos e trabalhamos a leitura de partituras (notas, acordes, temporalização, melodia etc.) de forma muito simples para que o estudantes possam compreender. Todas as atividades são bastante didáticas e sempre consideramos as especificidades de nosso público, valorizando seus gostos pessoais e apresentando novas formas de enxergar a música.

As oficinas fizeram tanto sucesso que foram renovadas para o segundo semestre de 2021!

Veja mais: