Sobre Nós

Em fevereiro de 1987, iniciamos o nosso trabalho, acolhendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, os quais residiam na região oeste de Belo Horizonte, mesmo local onde se estruturaria o nosso reconhecido Centro de Acolhida Betânia. Não se tratou de um projeto que saiu do papel para a realidade, mas foi uma resposta às demandas recorrentes trazidas pelas famílias do entorno, na busca por apoio nutricional, educativo, recreativo, psicológico, entre outros. Todo o nosso trabalho tem, como premissa, o protagonismo dos beneficiários e de seus familiares desde o nascedouro.

Iniciamos com algumas atividades de apoio escolar e de recriação, além do fornecimento de refeições. Logo, buscou-se construir um vínculo com as famílias e com a escola, reinserindo aqueles à margem, que se encontravam excluídos e fora dessas instituições. A cada dia, o número de crianças e adolescentes buscando atendimento crescia, o que exigia uma gradativa estruturação do trabalho. Como o espaço físico já não comportava mais tantos meninos e meninas, passamos a desenvolver as atividades em um galpão emprestado pela Comunidade Missionária de Villaregia. O trabalho social revelou-se de grande importância para a comunidade, principalmente, para aquelas famílias atendidas, não havendo dúvidas da legitimidade dessa demanda. Sendo assim, era chegado o tempo de criar uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades, o que exigiu ir em busca de mais recursos.

Em 08 de dezembro de 1990, foi inaugurado, com muita alegria, o prédio do Centro de Acolhida Betânia, CAB, com capacidade para atender 300 crianças e adolescentes, bem como suas famílias. Esta foi uma conquista importante para eles, assim como para a comunidade e a sociedade em geral, pois nascia uma estrutura com capacidade de oferecer, para essas crianças e jovens, acolhida, promoção humana, alternativas de convivência e socialização.

Com estrutura adequada e uma equipe técnica amadurecida pela experiência até então construída, o trabalho definiu-se em duas grandes frentes – a prioridade, que era o atendimento às crianças, aos adolescentes e às suas famílias, e também a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade.

Nossos
valores
e objetivos

Oferecer acolhida e fortalecer valores como respeito e solidariedade

Ampliar o universo informacional, artístico e cultural das crianças e de suas famílias

Estimular o desenvolvimento das potencialidades das crianças e de suas famílias

PARCEIROS